LIVRO ENIGMA DOS SONHOS JOILSON DE ASSIS

ANALISANDO OS CONTOS DE FADAS

Teólogo Joilson de Assis
http://enigmadossonhos.blogspot.com
joilson.assis10@gmail.com



ANALISANDO OS CONTOS DE FADA E O INCONSCIÊNTE


Contos de fadas




Na nossa mitologia através de incríveis escritores encontramos muitas estórias mitológicas, fruto de férteis mentes. Escritores, poetas em alguns casos, são visionários do virtual humano e o expressam através de poesias, estórias, contos que mexem com a gente. Temos a branca de neve que foge da malvada bruxa, encontra sete anões amigos mas iludida come da maça dada por ela e dorme profundamente até que um príncipe a beije desfazendo assim maldição.Temos Rapunzel que foi presa, era uma alta torre e solitariamente passa muitos dias naquela prisão até que, através dos cabelos, ela faz com que o amado chegue até ela. Temos princesas guardadas em castelos fortes, rodeados de lava e tendo por um sentinela um horrível dragão, para que o príncipe a liberte, é necessário matar o dragão e vencer a lava que está envolta do castelo.



Joãozinho e Maria que se perderam por que Joãozinho comeu as sementes que Maria jogava no chão para marcar a sua volta. Nesta jornada perdida, eles encontram a horrível bruxa. A chapeuzinho vermelho, que ao contrário do que pensava, falava com o lobo e não com a vovó e Joãozinho, aquele do pé de feijão, é perseguido pelo horrendo gigante. Já o pirata que queria matar o menino que voava, era perseguido por um jacaré que deseja ansioso come-lo e mesmo no mar, este jacaré o persegue. O que estas estórias traduzem do virtual? Estas estórias são representações de fatos espirituais, virtuais. De maldições que ocorrem e quebras destas através de algumas situações.



Para compreendermos esta representatividade vamos para um exemplo, uma moça bonita, prendada, cresce viçosamente na vida e como todas as crianças pré adolescentes faz as suas estripulias. A avó que cuida dela, a amaldiçoa todos os dias com palavras baseadas na moral e na organização. Esta menina ninguém vai querer, ela parece o diabo, não vai da certo no amor! Desta forma, a avó faz com que uma maldição nasça na vida daquele linda moça e como a branca de neve, ela vai ser apoiada por alguns, mas se a maldição a alcançar, a vida dela entrará em um espécie de sonolência, aonde os rapazes parecem não verem as muitas qualidades dela e a solidão vem sobre ela como um sono profundo, até que um dia UM PRÍNCIPE ENCANTADO (Homem com a sorte aperfeiçoada que compensa o mal) a encontre, e apaixonado, a desperta para a real vida através do amor.

Outro exemplo, uma pessoa é espraguejada, este é um sem futuro, nunca terá futuro. Um de seus parentes próximo, lança sobre esta pessoa esta maldição. Como se no virtual desta pessoa se formasse um rio de lava, surgisse um dragão feroz e um castelo altíssimo com ela dentro. Anos e mais anos se passam,aquela pessoa não consegue progredir e o Dragão do atraso parece o manter sempre em atraso. Todos parecem progredir, pessoas mais tolas e displicentes conseguem viver bem e em paz, e aquela que se encontra neste castelo dá impressão que está parada no tempo e no espaço. Até que surja uma pessoa (com a sorte real) que a liberte, matando o dragão.Toda esta situação se apresenta como algo representativo do virtual.


Como João do pé do feijão, muitos colocam um projeto na sua vida que desperta um enorme e mau gigante que pode ser um mal hereditário, um problema que o perseguirá. Quantos Joãos tem subido em seu pé de feijão e atraído sobre si alguns gigantes. “Às vezes o homem tem uma excelente idéia que o destrói...” Muitos tem idéias e planos que despertam gigantes maus e horríveis sobre eles. Desta forma, tudo pode ser uma representatividade do virtual. Este gigante também poderia representar uma espécie de guardião das qualidades internas que temos. Exemplo, alguém pouco a pouco desperta a força hereditária de seu pai que é riquíssima, porém, como o bem e o mal vem entrelaçados no plano que estamos, estas qualidades está sendo acompanhadas por um gigante de brutalidade e ferocidade. Desta forma a pessoa que quiser as riquezas do castelo do gigante, terá que o enfrentar cara a cara.

Veja como tudo pode ser uma representatividade do eu interior. As bruxas, gigantes, lobos, humanóides são representatividades de maldições, dificuldades que o ser humano enfrenta. Pragas, maldições, encantamentos, causam dificuldades na jornada do homem e somente através de algumas leis, os mesmo serão acabadas. Exemplo, às vezes uma praga (Bruxa) só termina na vida de uma pessoa quando ela se casa, faz aliança com alguém, então o mando espiritual muda, pois se somam. Outras maldições dão inicio quando há a aliança, alguns deixam de serem sapos quando beijados outros passam a ser. Veja que tudo parece ser uma representatividade do virtual humano e o que parece ser simples estórias passa a ter incríveis sentidos na vida virtual de cada um. AS ESTÓRIAS SERIAM COMO UM RECADO DO INCONSCIENTE EM FORMA DE ENIGMAS PARA O CONSCIENTE. Até Jesus utilizou os enigmas que até hoje nos fala através de vários significados.

Jesus, O messias, a maioria das vezes falava através de enigmas também chamados de Parábolas. Para a melhor compreensão vejamos um único exemplo, o príncipe das histórias, ele tem que ter um bonito cavalo, uma espada e ser bonito e jovem. Cavalo significa poder, capacidade, espada significa autoridade, força, capacidade. Beleza significa harmonia e a coragem sentimento. Ser príncipe significa alguém com uma sorte real que pode mudar a sorte de outrem. Veja estas representativa nas páginas anteriores aplicadas a visões e sonhos mas se encaixam perfeitamente neste exemplo Alguém com poder, com autoridade e força, isto com harmonia e com um forte sentimento nobre pode libertar outro de uma maldição. Uma esposa ou esposo pode trazer estas características e ocupar esta função através de uma aliança, libertar outra das suas correntes. Como se o amor, sentimento nobre, fosse a coragem do príncipe ou princesa libertadora. Temos um libertador da morte que é Cristo O SENHOR, mas as outras pessoas podem nos aprisionar através das maldições ou nos libertar através do amor. O AMOR É UM AGENTE LIBERTADOR! Desta forma, as estórias se tomam histórias representatividades do inconsciente humano que se manifesta através do virtual. Historinhas do eu interior.



Que mundo e este aonde gigantes e monstros verdes se transformam em problemas, dragões, guardiões em demônios ou males hereditários, castelos, em situações aprisionantes, príncipe libertador em pessoa que quebra maldições, a coragem deste em amor ferrenho; aonde a sua espada é a autoridade e seu sangue nobre, em uma boa sorte, ser cavalo em poder , que mundo é este ? É O MUNDO VIRTUAL: Isto não é novo, pois o Olimpo dos Gregos, segue esta mesma tendência. É uma analogia das forças da natureza e dos muitos instintos existentes no homem. (ver a Teoria do Disco Rígido: visitando o Olimpo).


O inconsciente humano tem maneiras de se revelar e uma destas é através das estorinhas criadas pelo homem. Revelamos-nos em tudo que fazemos. O inconsciente humano deixa traços em tudo que o homem faz, seja nas letras, desenhos, modo de falar, olhar, andar e criar estórias.Como se o inconsciente se comunicasse com os demais inconscientes através de códigos que o consciente desconhece e por isso não toma consciência, conta, do que está sendo apresentado, é como se os "EUS" se comunicasse com os demais "EUS" sem o conhecimento dos "MINS".