LIVRO ENIGMA DOS SONHOS JOILSON DE ASSIS

O QUE É O DESTINO?

O QUE É O DESTINO ?


DESTINO

Teólogo Joilson de Assis
http://enigmadossonhos.blogspot.com
joilson.assis10@gmail.com




Destino, é o final de todo caminho que tomamos. Quem constrói o nosso destino somos nós, através das atitudes, dos posicionamentos. É evidente que todos influencia todos e tudo influencia tudo, mas o nosso destino pertence a nós mesmos. Como queríamos que o nosso destino fosse de responsabilidade de outros, quando as coisas dão erradas para fugirmos da responsabilidade do ato. Ah! se Deus tivesse nos predestinado desde do ventre tudo que acontecesse ou fizéssemos seria de Autoria do Divino e não nossa. Mas a verdade é que se existe culpa e glória é porque existe a autoria, o livre arbítrio, livre decisão. Se houvesse um destino pré-formado então a glória e a culpa iriam para quem o formou. Somos construtores de nosso destino e quando o mesmo dá errado, desmorona sobre nas é porque foi mal elaborado.


Quando somos responsáveis por alguém, podemos interferir no destino deste com a pena de sermos culpados ou heróis. Exemplo disto está na paternidade que traz uma responsabilidade incrível sobre pais diante dos próprios homens e diante do criador. Um motorista traz em suas mãos o destino de seus passageiros, a responsabilidade de muitas vidas, além da sua. Veja que, o destino é semelhante a um cartão eletrônico com sua senha, na vida passamos este para muitas pessoas, mas temos a autoridade de tomá-lo de volta a qualquer momento. Passamos este cartão para a nossa esposa, para o motorista do ônibus que andamos, o médico que trata e passa um remédio, para o farmacêutico que o fez.

Cabe a nós sermos atentos a tudo para não entregarmos a chave do nosso destino à algo que nos prejudique terrivelmente pois se isto acontecer A CULPA É NOSSA. Não podemos permitir que alguém venha nos prejudicar, temos que ser atentos, sábios, para não nos entregarmos aos destinos incertos, maus destinos. Na vida, às vezes somos tomados por uma incrível sensação que nos leva para o erro e mesmo sabendo do perigo os nossos pés, continuam caminhando para o mesmo e no mesmo talvez apostando na impunidade, mas o destino não perdoa. O Mestre Jesus diz em sua palavra, QUE O HOMEM COLHERA AQUILO QUE PLANTAR. A palavra do messias é esclarecedora e mostra a verdade. Cada um de nós irá colher todo bem que fez e poderá colher q mal se não se arrepender e mudar de Rumo, direção de destino.
Mas se o destino não é pré-formado por que recebemos o aviso das coisas futuras? Nas primeiras viagens que fiz São Paulo como conferencista, fui de ônibus e a viagem duravam dois dias e era uma aventura sem parar, em um daqueles dias, dormindo profundamente, foi acordado rapidamente por um conterrâneo. “Acorda homi nói tá entrando em sum palo” Acordei ofegante, percebi que estávamos ainda em Aparecida, mas o destino estava se aproximando, pois, geralmente depois de algumas horas estávamos entrando na grande cidade de São Paulo. Desta forma, são os sonhos que prevê um destino que se aproxima e que as conclusões do hoje está nos levando para este ponto final. Não acredito que Deus tenha planejado nada de mal para nós, mas as nossas má conclusões poderão nos levar para este fim. Deus pode nos punir, porém, temos que merecer todo este castigo.

No exemplo do ônibus, o amigo só fez avisar o óbvio, mas poderia haver uma reação inesperada por minha parte, pois tinha o livre arbítrio de descer do ônibus em Aparecida, antes de chegar à rodoviária e tomar outro destino. Desta forma é a vida e o destino! O difícil de tudo isto, é mudarmos a realidade dentro da mesma, já vivendo nela. Existe destinos que não mudarão depois de ser concretizados, pois existe coisas que precisamos plantar uma só vez na vida para colhermos por toda existência. Seria mais ou menos assim: um homem caminha em um labirinto de portas, tem em sua frente inúmeras delas para escolher. Algumas portas podem ser abertas ultrapassadas, fechadas, se este homem quiser voltar, ela se abrirá e o mesmo voltará para o corredor de origem. Agora, existem aquelas que depois de concluída a passagem e fechada, ela não se abrirá mais; mesmo que este homem tente com todas as suas forças. Ele agora terá as opções que o corredor dentro desta porta oferecerá, desta forma se dá os destinos imutáveis.





Destinos imutáveis - Existem vários destinos que tomamos que são imutáveis, não importa o que façamos ou deixemos de fazer. Alguns destes destinos são originados apenas com uma decisão e todos os desenvolvimentos se dão dentro do mesmo, outros vem só depois da conclusão. Uns se iniciam no momento da decisão, outros só quando as decisões se concretizarem através de proporções significativas. Exemplo: um policial descobre que um militante arrombou uma casa, chama reforços, mas todos eles esperaram por horas escondidos atrás de árvores por uma reação definitiva do bandido. Estes homens da lei sabiam que a defesa é mais ampla que a acusação e se eles não tivessem atos concretizados o meliante poderia usar de esperteza dizendo isto ou aquilo em sua defesa no tribunal e seria aceito por falta de provas. Enquanto os policiais esperam pacientemente o meliante, sem imaginar concretizava o seu destino através de suas ações. Achou dinheiro e jóias, colocou no bolso, sai sem desconfiar de nada, quando foi abordado pelos policiais, negou , disse que estava só passando e viu a porta aberta, mas a chave mestra que tinha e as jóias foram suficientes para fixá-lo no destino de prisioneiro. Desta forma são alguns destinos!


Outro exemplo: Um angustiado homem, sobe de elevador um alto prédio e enquanto o elevador passa os andares, ele recorda as palavras duras que ouviu e as dificuldades que está passando, como está triste o coração daquele homem. Ao chegar ao 13º andar, ele desce e começa a olhar a paisagem como se estivesse buscando esperança, luz para as trevas interior, repentinamente, ele decide colocar fim naquela questão e corre em direção ao nada e pula. O destino deste foi traçado logo no inicio de sua decisão o resto virá como conseqüência e nada mudará. Obs. Só um milagre. Na vida podemos entrar em situações que mais parece um suicídio cuja a morte não conseguimos fugir. Pode durar minutos, horas dias , meses anos, décadas mas destinos como estes existem e o seu fim são inevitavelmente a morte. Foi um destes que Lucefe tomou e está aguardando apenas a pancada da queda. Muitos estão em destinos assim e agoniados aguardam o fim. Deus nos da sempre sabedoria, vigilância para escolhermos um bom destino.



Existem muitas religiões que acreditara na predestinação como regra básica de sua fé. Respeito cada uma delas, mas não suporto este conceito banal que tem jogado multidões na lama, na loucura teológica, na miséria da não reação as situações que poderiam facilmente ser mudadas. Quero deixar bem claro que respeito todas as religiões, mas não suportei tamanha aberração que é a crença da predestinação. Religiões asiáticas jogam os seus súditos no rio das não reações utilizando os conceitos que os destinos já estão totalmente traçados e são imutáveis. Eles acreditam que os deuses ou deus predestinou tudo e todos pra um fim e nada que se faça poderá mudar. Encontramos jovens pedindo esmolas em alguns países totalmente viçosos, mas submissos àquela situação que acredita que nasceu para vivê-la. Que coisa heim!? Entre os cristãos este conceito tem uma parcela, significativa com raives muito forte em Lutero, Calvino e outros que tentaram discernir a eternidade e a soberania de Deus como se fossem super especiais, mais que os outros, tendo todo planejamento celeste ao seu dispor deixando de lado A SOMA DOS NÃO SIMPATIZADOS que são impossíveis de aérea salvos por que Deus não os escolheu. Isto para mim é a coisa mais estúpida que já ouvi, mesmo vindo de pessoas tão famosas. Pelo fato de uma pessoa ser famosa não significa que tudo que declarem seja de fato verdade absoluta.


A crença da predestinação tem prejudicado a milhões de pessoas que acreditam estão selados para, isto ou aquilo, Enquanto estes poderiam com simples atitudes mudar muitas coisas. Mas se tudo está predestinado para que saber do futuro? É muito fácil acreditarmos em um destino pré-formado e imutável, isto sempre livrar a nossa consciência da culpa e jogará a lama de nosso erro sobre o AUTOR do destino que é Deus. Um dia em um grande encontro evangélico um pastor que acredita ferozmente na doutrina do pré-destino reclamava em alta voz acerca do pecado e dos erros de alguns na igreja, mas pensei comigo, se ele acredita que tudo está pré-formada na mente de Deus e nada foge deste plano por que reclama deste jeito? Tudo não é plano de Deus e execução de seu propósito, para que mudar ou tentar em vão mudar a historia dos fatos e das coisas. Acho o Deus da predestinação um Deus não cristão, que faz os homens colher aquilo que elas nunca plantaram e mesquinho, pois podendo salvar a humanidade TODA, resolveu salvar uma meia dúzia de pessoas mediante uma multidão de pessoas que não tiveram a mesma sorte. Este deus não é o Deus falado por Cristo pois faz com que os homens pequem através de seus planos e depois os puni. Cava uma cova, quando alguém o cai oferece uma corda para fuga, para ser bom cria o mal, este não é o Deus do cristianismo autêntico. Pois existem inúmeros versículos que demonstram que é da vontade de Deus que todos venham conhecê-lo e serem salvos de seus males e pesares. Não é a toa que igrejas como esta, apesar de ser rica cheia dá poupa, não se mobiliza pois acham que a parte deles não existe, Deus é o autor de todas as atitudes e não necessitam deles para mudar a história , ajudar etc.


Quando alguns saírem da fase de ESPERMATOZÓIDES ESCOLHIDOS e passarem a ser COOPERADORES DE DEUS, muitas coisas mudarão, até a misericórdia nascerá ao olharmos a miséria de nosso irmão e ao invés de tentarmos explicarmos a eternidade e o transcendental, estenderemos as mãos para ajudar. Bem sei que a guerra teológica nesta área é extremamente grande, porém para mim, não passa de bobagem o que alguns teólogos enriquecidos financeiramente em sua maioria, tentam mostrar com textos isolados de milhares de outros que dão a entender mais a prepotência destes do que a vontade de Deus. A prepotência de uma suposta escolha que os fazem se sentir melhores e mais especiais do que os outro,s algo louco, sem critérios invocam sobre si como ESCOLHA e acham que a salvação os persegue como SORTUDOS CELESTES, destinados ao trono da salvação enquanto outros pobres coitados , nem mesmo se quisessem servir a Deus, não poderiam, Deus não foi com a cara deles, pois se Ele os simpatizassem nada impediria Deles tirá-los da lama. COMO A PREPOTÊNCIA PERSEGUE A FÉ E A TORNA BASE PARA MUITAS DOUTRINAS BOBAS. O destino pode até estar escrito mas quando olharmos o que foi escrito notaremos que a, caligrafia e nossa. Erros teológicos e uma grande vontade de querermos ser especiais demais, destaque, estrela da salvação.



Destinos mutáveis - As maiorias dos destinos são mutáveis, alteráveis, podem ser corrigidos. Estes são demonstrados na bíblia e na vida em abundância. Na Bíblia, encontramos os destinos da mulher adúltera, alterado por Cristo que eram sofrimento e morte de doentes que escapara da sua doença, de pecadores que encontraram o perdão, mortos destinados ao túmulo voltaram a vida, e até Lázaro já morto a quatro dias com sua decomposição em andamento pois já fedia, voltou da morte para vida. Homens destinados à vergonha e ao fracasso venceram com a força do Cristo de Deus. Famintos foram destinados para a fartura, corações dos pais convertidos aos filhos, presos no destino que escolheram foram libertos per aquele que aplaina os caminhos tortuosos, águas destinadas a se transformara em vinho do bom , o melhor da época. VERDADEIRAMENTE JESUS É O TRANSFORMADOR DE TODOS OS DESTINOS. Alguém que não é religioso pode ler este livro e dizer que tudo isto é bobagem mais não, é realidade pura, temos um que nos auxilia a mudarmos os nossos destinos de incertos para certos e cheios de luz. Nunca uma palavra de Platão, Aristóteles ou qualquer outro sábio valerá próximo ao valor das PRECIOSAS PALAVRAS DO CRISTO LIBERTADOR. É incrível o poder deste homem Deus.
Na vida cotidiana, encontramos várias situações que podem mudar o nosso destino. Cometemos alguns erros que podem ser concertados e alguns acertos que podem ser desmantelados com o passar do tempo.


A sabedoria nos leva a fugirmos do erro e se ele nos encontrar, devemos imediatamente tentar concertá-lo de todas as formas e forças. Desta maneira, o destino vai sendo alterado, pois aquele que erra tentando acertar merece grande misericórdia. Mas aquele que tenta esconder o fato com o intuito de desprezá-lo o destino mal permanecerá. Um cozinheiro em um famoso restaurante de shopping era apressado por seu chefe e dono, pois a casa esta cheia de pessoas e a sopa ainda não estava pronta. Desesperado, o cozinheiro corre até o tacho cheio de uma deliciosa sopa e tenta colocar o último tempero para dar um toque final, na pressa, a garrafa com o tempero bate no tacho e se quebra não mãos do sábio cozinheiro. Os pedaços de vidro caem dentro do tacho fervente, mas são recuperados com uma pá de aço tipo penera. Mas os farrapos o que fazer? O chefe grita: Vamos! Os fregueses já estão reclamando e a casa está cheia. Aquele cozinheiro ficou a pensar, acho que os farrapos de vidros, os pedacinhos irão para o fundo da panela e não fará mal a ninguém. Mas se alguém morrer, mesmo que não seja agora como me sentirei? Oh meu Deus! “Vamos!” gritava o chefe. Repentinamente, todos os garçons entraram na cozinha e já foram pegando os pratos enchendo-os de sopa colocando-os na bandeja. O chefe gritava, os garçons enchiam os pratos e todo o mundo parecia cair sobre a cabeça do cozinheiro que pensava milhares de pensamentos ao mesmo tempo. O que fazer, o que fazer, o QUE FAZER!

Os garçons levaram a sopa para os esfomeados fregueses enquanto o cozinheiro empalidecido assistia tudo sem saber o fazer, parecia que a eternidade estava parada assistindo toda aquela cena. O Medo de perder o emprego era grande, o medo disto, daquilo... medo, medo, medo. Repentinamente, o cozinheiro em um ato de rapidez, corre para dentro do restaurante gritando PAREM DE COMER. Os pratos estavam sendo colocados na mesa, mas não tinham sido tocados ainda pelos fregueses. Enlouquecido pela tensão, o cozinheiro chega a derrubar alguns pratos e a tomar da mão dos fregueses algumas colheres; gritando fortemente: A sopa está com vidro, não é uma brincadeira parem. O chefe furioso perguntou se ele estava louco, mas o cozinheiro continua, dizendo a sopa está com vidro dentro, ninguém coma. Entristecido o próprio cozinheiro começou a recolher a sopa enquanto os fregueses iam embora, uns revoltados, outros sem saber o que estava acontecendo. O chefe olhava para os garçons e o seu semblante era de uma grande ira. Triste e envergonhado, o grande cozinheiro retirava os pratos das mesas, levava pra cozinha e despejava o cheiroso caldo na pia da cozinha, isto em lágrimas. Os garçons são dispensados e o chefe entra pela cozinha dizendo: VOCÊ É UM HOMEM DESEMPREGADO, POIS PERDEMOS A NOITE. O cozinheiro disse: sou um homem aliviado! Pois não perdi nenhuma vida e desfiz o erro que cometi. Uma semana depois, aquele cozinheiro ganha um novo emprego pois um dos garçons que tinha visto tudo o elogiou para um dono de um grande restaurante que o contratou por sua fidelidade.



Este cozinheiro nos ensinou que às vezes para a coisa dá certo, temos que denunciar os nossos próprio erros mesmo que aparentemente sejamos prejudicados. Mas o bem sempre virá sobre que o pratica, este é um destino que fazemos, ídolos erram, mas são pouco que com humildade tentar concertar, amenizar, cortar o mal que plantou; ao contrário, alguns fazem questão de regar. O destino deste cozinheiro poderia ser a cadeia, uma mente pesada e cheia de culpa diante de Deus, mas ele preferiu denuncia-se e em desespero consertar, matar o mau que criou. O que muitos não querem é ter prejuízo nenhum mesmo que isto custe vidas, sofrimento aos outros é claro. São as atitudes que geram e que mudam os destinos. “Bem aventurado o homem que pondera a vereda de seus pés.” Muito feliz é aquele que procura saber por onde anda e o que faz. Temos que administrar os problemas que temos para não criar outros piores, pois a tendência é um abismo chamar outro abismo; se não houver intervenção do próprio homem ou de Deus o mal chamará outro e outro... Existem coisas que Deus se sente impedido de fazer devido as próprias leis que Ele mesmo criou e não deve quebrá-las.



Desta forma, somos nós que devemos cumpri-las para ser beneficiados, alguém tem direitos e deveres segundo a lei, pois é a mesma que limita os homens em todos os aspectos da existência. Podemos voar nas asas de alguma lei ou sermos destruídas por outras, dizemos que descobrir as leis da natureza, da vida do todo poderoso, pois o sucesso do nosso destino está no cumprimento das exigências das leis.
Podemos mudar para o bem ou mal o nosso destino e o de alguns que nos cercam. Exemplo: Uma mulher que perdeu o seu filho recém nascido se joga em um rio profundo sem saber nada. Um homem vê esta cena e salta no rio para salvá-la, chegando lá, ela se recusa a ser salva e não o deixa salvá-la, é o destino que ela escolheu. Mas ele é insistente e tenta com veemência, mas quando vê que aquela mulher vai desaparecer nas águas escuras daquele rio, em um ato de desespero, dá um murro no queixo daquela pobre mulher que desmaia, desmaiada, ele consegue agarrá-la, trazendo-a para a margem quase em exaustão. Dias depois, curada daquela depressão aquela mulher passeia por cima daquela ponte com um novo filho nos braços, brinca com ele, e sorri com os seus gestos. Que mudança de destino heim!? Podemos alterar o destino de alguém para o bem ou para o mal, isto pode nos tornar parecidos com Deus ou o diabo.
Todas as nossas atitudes são históricas, por mínimas que sejam elas representam um peso na história. O destino é mutável e temos que saber lidar com estas mudanças. Tanto o bem pode bater a nossa porta quanto o mal. O bem pode insistir a nos seguir por alguns instantes, como algum mal resolver ser perseverante, dão as encruzilhadas da vida, da existência. A relatividade das coisas é muito grande e temos que lidar diariamente com as inúmeras diferenças existentes entre nós e em nós. Desta forma, até uma topada pode mudar toda a nossa vida. A soma das decisões, da sabedoria de atitude, das bênçãos ou pragas proferidas sobre alguém pode determinar em soma um destino para uma pessoa. Mas sempre lembrando que o destino é um resultado e não uma causa. Ele é um resultado de diversas coisas e não a causa de diversas coisas.